Vitória histórica: Mapa oficializa retirada da vacinação contra febre aftosa em 13 municípios amazonenses

Vitória histórica: Mapa oficializa retirada da vacinação contra febre aftosa em 13 municípios amazonenses

Após décadas de esforços por parte do Governo do Estado, do Governo Federal e, em especial, dos pecuaristas amazonenses, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) oficializou a retirada da vacinação contra a febre aftosa em 13 municípios do Amazonas. A conquista e vitória histórica foi confirmada por meio das Instrução Normativa nº 36 publicada nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU).

O documento proíbe a manutenção, comercialização e uso de vacina contra a febre aftosa no Estado do Rio Grande do Sul e no Bloco I do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), constituído pelos Estados do Acre, Rondônia, parte do Estado do Amazonas e parte do Estado de Mato Grosso. Na Instrução Normativa nº 23, publicada também nesta quinta-feira (30), proíbe o ingresso e a incorporação de animais vacinados contra a febre aftosa nas mesmas localidades.

No Amazonas, a região inserida no Bloco I do PNEFA e que passa a ter a retirada da vacinação autorizada abrange os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte do município de Tapauá.

“A FAEA, representando o setor privado pecuário amazonense, ao longo de anos colocou como prioridade a meta da retirada da vacina contra febre aftosa, que diminui custos ao produtor rural e coloca esses municípios amazonenses, em um status sanitário de destaque no cenário nacional, valorizando, assim, toda a cadeia produtiva e seus produtos”, comemorou o presidente da FAEA, Muni Lourenço.

Lourenço agradeceu, em nome dos pecuaristas amazonenses, ao Governo do Estado e ao Governo Federal pelos investimentos e ações empreendidas para que a conquista fosse possível. “Parabenizamos a todos os valorosos técnicos e dirigentes da Sepror, Adaf, Idam, SFA e Mapa de hoje e de ontem que com suas iniciativas e dedicação contribuíram para essa definição”, ressaltou.

Trajetória

Para que a conquista tenha se tornado realidade, uma série de ações foram tomadas ao longo dos anos por diversas entidades, entre elas, a FAEA. Para contribuir com esse objetivo, a FAEA criou o Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Fundepec/AM), realizou a mobilização permanente da classe pecuária em relação à sanidade do rebanho e fez o aporte de recursos para a capacitação de pecuaristas e trabalhadores rurais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Amazonas (SENAR- AR/AM).

Também foram doados equipamentos e materiais para sorologia do rebanho e apoio à despesas emergenciais de trabalhos da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) através do Fundepec/AM. Outro ponto de destaque foi a mobilização e sensibilização política de Governo e Assembleia para a criação da Adaf e a destinação de incremento de orçamentos para o fortalecimento do serviço de defesa agropecuária estadual.

“A representação do setor privado nos fóruns e reuniões nacionais e regionais promovidas pelo Mapa sobre o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa PNEFA foi fundamental além de todas as participações nas reuniões e debates ocorridos a nível de Estado e a interlocução permanente com os órgãos e autoridades públicas em prol do serviço de defesa agropecuário”, complementou Muni Lourenço.


TEXTO: ASCOM – FAEA SENAR FUNDEPEC/AM

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/FAEA.AM

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h