Presidente da FAEA participa da Feira ‘Carnaproqueijo’, destacando a qualidade do queijo amazonense

Na manhã da última sexta-feira, 28, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, marcou presença na Feira ‘Carnaproqueijo’, evento que reuniu as consagradas queijarias amazonenses, reconhecidas tanto no Brasil quanto no cenário internacional. O evento, que aconteceu no estacionamento do Sistema Sepror, teve como objetivo destacar a produção de queijos de qualidade do Amazonas e fortalecer a cadeia produtiva local.

A feira, que iniciou às 8h, contou com o apoio e participação de importantes entidades como a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (IDAM) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com intuito de promover o desenvolvimento sustentável da produção rural do estado, especialmente na área de queijos artesanais, que possuem crescente reconhecimento.

Durante o evento, a proprietária e produtora Arleane Figueiredo, da Queijaria D'lourdes, enfatizou a importância da parceria com a FAEA e o Senar no apoio aos produtores. "A parceria da FAEA é fundamental. Eles sempre estiveram com a Queijaria D'lourdes, com assistência técnica, e para nós, estar aqui mostrando a qualidade do nosso produto é essencial. Esse evento é uma oportunidade de divulgar o queijo de Autazes, que tem conquistado prêmios, e mostrar que temos produtos de qualidade e com indicação geográfica", afirmou Arleane.

Outro destaque da feira foi Neto Paiva, produtor da Queijaria Original, que expressou sua gratidão pelo apoio contínuo da FAEA. "A Federação tem sido um grande parceiro. Através do ATEG do Senar, muita coisa mudou para melhor na nossa produção. Estamos muito felizes por esse espaço, que nos permite mostrar nossos queijos premiados e reconhecidos", destacou Paiva.

Para Muni Lourenço, presidente da FAEA, a qualidade do queijo de Autazes, que recentemente conquistou a indicação geográfica, é um marco para o estado. "A indicação geográfica é um selo de qualidade rigoroso, e o queijo de Autazes, assim como outros produtos no Brasil, tem esse reconhecimento. Isso garante que o consumidor tenha a segurança de consumir um produto premiado, de alta qualidade", ressaltou Lourenço, destacando a importância da cadeia produtiva de leite e queijo para o município, que movimenta a economia local e beneficia milhares de famílias.

O Carnaproqueijo é mais uma ação que visa valorizar os produtos locais e promover a economia rural, permitindo que a sociedade conheça e reconheça a qualidade dos produtos da agricultura familiar do Amazonas. A Feira também promete se tornar um espaço fixo para a comercialização de outros produtos com indicação geográfica, como mel e café, criando um ponto de encontro para produtores e consumidores. O evento seguiu até o final do dia, com muita celebração da cultura local, a alegria do carnaval e, claro, o sabor inconfundível do queijo de Autazes.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br

Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar
Facebook:
Sistema Faea-Senar/AM

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h