Entrevista com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manacapuru, Mário Jorge de Souza Bastos

Entrevista com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manacapuru, Mário Jorge de Souza Bastos

FAEA/SENAR: Quando foi fundado o Sindicato Rural de Manacapuru e como foi sua trajetória no órgão até chegar à presidência?

O Sindicato de Manacapuru foi fundado em 04 de julho do ano de 1968. Minha trajetória na referida entidade iniciou-se no ano de 1978, como associado, assistente administrativo, e depois ao cargo de presidente.

FAEA/SENAR: Fale sobre o seu trabalho frente ao sindicato.

Representar o sindicato, seus associados e a classe rural em geral do município de Manacapuru perante Administração Pública e outros Órgãos; convocar e presidir as sessões da Diretoria e Assembleias Gerais; assinar atas das sessões e orçamento anual; ordenar as despesas; autorizar a nomeação de funcionários; propor, com aprovação da Diretoria, a criação de comissões permanentes e especiais, além de designar pessoas que devem dirigir os serviços administrativos escolhidos entre os componentes da própria Diretoria ou Conselho Fiscal.

FAEA/SENAR: O sindicato possui hoje quantos associados?Como sua estrutura é mantida?

Atualmente, o sindicato possui 145 associados, com estrutura física mantida em prédio cedido. A estrutura funcional, com membros da Diretoria; a estrutura financeira é mantida como recursos de mensalidades dos associados, contribuição sindical rural, além de ajuda financeira da FAEA e do SENAR.

FAEA/SENAR: Qual a maior dificuldade enfrentada hoje pelo Sindicato do Município e como o Sistema FAEA/SENAR auxilia nessas dificuldades?

A maior dificuldade existente atualmente no sindicato é a falta de recursos financeiros, uma vez que a arrecadação do mesmo não é o suficiente para se manter. Somente com a ajuda financeira da FAEA e do SENAR é possível continuar mantendo as atividades.

FAEA/SENAR: Qual é a principal fonte de economia dos produtores rurais de Manacapuru e qual a importância para o desenvolvimento da região?

A principal fonte de economia do município de Manacapuru é o cultivo de fibra vegetal (juta e malva), além da atividade pesqueira, que alavancam a economia do Município, entre outros, gerando centenas de empregos e aumentando renda.

FAEA/SENAR: O senhor acredita que houve uma evolução da época que ingressou na presidência até hoje? Em quais aspectos?

Sim. O sindicato anteriormente possuía um quadro de associados bastante elevado, pelos serviços oferecidos aos produtores rurais no Município, tais como, assistência médica, odontológica; fornecimento de documentação para benefícios da Previdência Social, além de outros. Houve uma grande desistência por parte dos associados e, somente agora com o Programa Sindicato Forte, estamos resgatando a condição de destaque pelos serviços prestados pelos produtores rurais do município.

FAEA/SENAR: O Sindicato trabalha em parcerias com outras instituições ou Associações rurais no município?

Sim. A nossa parceria com a FAEA/SENAR, que é tão importante para o sindicato quanto para o produtor rural. O Sistema através do SENAR, já proporcionou para centenas de produtores rurais de Manacapuru, qualificação profissional rural em várias atividades agrícolas, com isso, melhorando a qualidade de vida. Também temos feito parcerias com Associações Rurais, que contribuem nas nossas atividades.

FAEA/SENAR: Qual a importância da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA para o Sindicato Rural no município?

A CNA tem nos auxiliado muito, tem nos oferecido atividades importantíssimas, através do SENAR Administração Regional. Posso destacar algumas como: a qualificação profissional em todas as áreas, cursos à distância, entre outros. Na gestão da Senadora Kátia Abreu, tem revolucionado bastante a nossa agricultura, ultimamente o setor tem melhorado e conseguido alavancar a agricultura.

FAEA/SENAR: Qual a contribuição que o Sindicato traz para a sociedade manacapuruense?

O sindicato, como representante legal da classe rural do município de Manacapuru, defende os interesses da categoria, junto a Administração Pública e em outros segmentos da sociedade.

Lineize Leal
FAEA/SENAR

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h