Rede Social: FACEBOOK TWITTER Instagram Instagram

Notícias | Voltar

CNA mostra contribuição do Projeto Biomas para modelo simplificado do PRA no Amazonas

Data: 04/07/2019 10:02

Brasília (03/07/2019) – A contribuição do Projeto Biomas para a elaboração de modelo simplificado de Programa de Regularização Ambiental (PRA) para a região sul do Amazonas foi apresentada durante o VI Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural na quarta (3), em Brasília.

A coordenadora executiva do Projeto Biomas na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Cláudia Mendes, destacou que o modelo simplificado está em fase de elaboração.

“A partir dos resultados do Projeto Biomas, identificamos a necessidade de criar um modelo simplificado de Programa de Regularização Ambiental para oferecer estratégias viáveis que associem a conservação ambiental à viabilidade técnica e econômica, propiciando retorno financeiro aos produtores rurais”, destacou Cláudia.

O modelo simplificado do PRA, de acordo com a coordenadora, tem foco no resultado e não no processo. “O produtor rural tem um prazo de 20 anos para realizar a adequação ambiental. Então o sistema de monitoramento vai ajudar a acompanhar esse processo para garantir que ao final do prazo a recuperação seja cumprida”, observou.

O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente e da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, enviou uma mensagem de vídeo aos participantes do evento.

“Por meio de um esforço conjunto da CNA, da FAEA, do governo do Amazonas e apoio do Serviço Florestal Brasileiro estamos muito próximos de estabelecer um modelo de PRA com base nas soluções tecnológicas no âmbito do Projeto Biomas. Nossa expectativa é possibilitar a sustentabilidade econômica garantindo a simplificação, a segurança jurídica e tecnologias frente às exigências do Código Florestal”, destacou.

O coordenador do Projeto Biomas no Cerrado e pesquisador da Embrapa, Felipe Ribeiro, apresentou o Sistema WebAmbiente, uma ferramenta com soluções tecnológicas para uso, recuperação e restauração de ambientes em áreas de reserva legal e de preservação permanente nos seis biomas nacionais.

Sobre o Projeto - O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre CNA e Embrapa, com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do BNDES.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

FAEA -Todos os Direitos Reservados - 2013
Rua José Paranaguá n- 435, Centro | Fone: (92) 3198-8400