Rede Social: FACEBOOK TWITTER Instagram Instagram

Notícias | Voltar

Prazo para contribuição sindical rural encerra nesta quarta-feira (22)

Data: 17/05/2019 14:31

O prazo para o pagamento da Contribuição Sindical Rural (CSR) - Pessoa Física e Pessoa Jurídica – da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) termina nesta quarta, 22 de maio. O valor é arrecadado anualmente como forma de garantir direitos e benefícios aos produtores rurais de todo País. O objetivo é fortalecer a representatividade do Produtor Rural pelo Sistema CNA.

Estando em dias com o pagamento, o contribuinte tem acesso a diversos benefícios como declarações gratuitas do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), orientações para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), orientações sobre a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e sobre a aposentadoria rural.

Amazonas

Parte da quantia arrecadada é repassada para as 27 federações patronais rurais que integram a Confederação, entre elas, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA). Com a contribuição, tanto a CNA, quanto a FAEA, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Amazonas (SENAR-AM), o Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (FUNDEPEC-AM) e os sindicatos patronais rurais do Estado pode contribuir ainda mais para o fortalecimento do setor no Estado.

De acordo com o presidente da FAEA, Muni Lourenço, os recursos recolhidos fortalecem a representatividade da classe rural e defesa dos interesses do setor agropecuário amazonense junto às autoridades públicas e órgãos constituídos. Além dos benefícios em âmbito nacional, os produtores rurais do Estado têm acesso, via Federação, a serviços diversos, como a qualificação de mão de obra especializada no meio rural, com cursos e treinamentos voltados para qualificação profissional e promoção social.

Em 2018, mais de 3,4 mil amazonenses receberam capacitação técnica e gratuita no Estado. Apoio tecnológico e assessorias técnicas e jurídicas também estão disponíveis para apoiar o setor agropecuário.

Como contribuir

A contribuição é recolhida pela própria CNA.O produtor rural (pessoa física ou jurídica) que não tenha recebido o boleto para pagamento em seu endereço residencial pode acessar o link https://www.cnabrasil.org.br/2-via-contribuicao-sindical e obter a segunda via para pagamento. Para emitir as guias de anos anteriores, procure o departamento sindical da FAEA pelo telefone (92) 3198-8402.

Texto: Comunicação do Sistema FAEA/ SENAR-AM/ FUNDEPEC-AM

Jornalista responsável: Juliana Geraldo

Contato: 3198-8414

FAEA -Todos os Direitos Reservados - 2013
Rua José Paranaguá n- 435, Centro | Fone: (92) 3198-8400