Rede Social: FACEBOOK TWITTER Instagram Instagram

Notícias | Voltar

CNA e FAEA pedem à Conab o restabelecimento das vendas de milho em balcão

Data: 11/10/2018 11:56

O presidente da FAEA e 2º vice-presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço, solicitou, na última quarta (10), a retomada das vendas no Amazonas de milho por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Muni Lourenço demonstrou a gravidade da situação, durante audiência realizada em Brasília, ao presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues Bezerra, destacando os prejuízos já causados aos produtores do estado.

No início do ano, foram liberadas 200 mil toneladas para a venda no ProVB em todo o país, mas o estoque foi insuficiente. No caso do Amazonas, as vendas foram paralisadas no início deste mês e já impactam a produção agropecuária, fato que também vem acontecendo em outras unidades da Federação.

Muni Lourenço declara que a paralisação da comercialização de milho no Amazonas é preocupante. “Os pequenos e médios produtores e criadores amazonenses, que dependem desse fornecimento para a manutenção de suas atividades, estão tendo que comprar o milho nos estabelecimentos revendedores por preço que chegam a quase o dobro do valor comercializado pelo ProVB”, destaca.

O presidente da Conab informou que o Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) já aprovou o fornecimento de mais 100 mil toneladas de milho para a venda por meio do ProVB em todo o Brasil.

“Apesar disso, é necessário aguardar a aprovação e publicação no Diário Oficial da União de uma Resolução do Ciep e da Portaria Interministerial que detalha a venda. Antes disso, por questões legais, não é possível comercializar os estoques de milho no âmbito do ProVB, mesmo que haja nos armazéns”, afirmou.

Também participaram da reunião o coordenador de Assuntos Estratégicos da CNA, Joaci Medeiros, e o diretor de Abastecimento da Conab, Fernando Costa Fonseca.


Texto: ASCOM – Sistema FAEA/SENAR-AM/ FUNDEPEC-AM

* Com informações da Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Contato: 3198-8414

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/FAEA.AM

FAEA -Todos os Direitos Reservados - 2013
Rua José Paranaguá n- 435, Centro | Fone: (92) 3198-8400