Rede Social: FACEBOOK TWITTER Instagram Instagram

Notícias | Voltar

FAEA pleiteia homologação do processo de Zoneamento Ecológico Econômico da Calha do Purus pelo Governo Federal

Data: 26/01/2018 12:17

Em visita ao Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Dutra, na quarta-feira, 24, o presidente da FAEA, Muni Lourenço, pleiteou, em nome dos produtores rurais do Estado, a homologação junto ao Governo Federal do processo de Zoneamento Ecológico (ZE) da região do Rio Purus, no Amazonas. O objetivo é viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir de um entendimento entre o desenvolvimento socioeconômico e o aspecto de conservação ambiental.

O Zoneamento Ecológico Econômico desta região abrange os municípios de Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauini e Tapauá e, se aprovado vai permitir que produtores da área possam trabalhar e produzir em suas terras. O projeto tramita desde 2009 em diversas comissões e instâncias.

Em um novo apelo ao titular da secretaria, Muni Lourenço defendeu o ZEE como instrumento estratégico para definição técnica da utilização dos recursos naturais da região e para trazer mais segurança aos empreendedores do setor privado que atuam na área.

“Além de ser um instrumento de ordenamento territorial e planejamento, o ZEE está diretamente ligado à geração de mais emprego e renda na região. O ZEE é fundamental para balizar cientificamente a utilização racional dos recursos naturais”, detalhou.

O titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Marcelo Dutra, concordou com os pleitos apresentados pelo presidente da Federação e informou que o assunto já está na agenda do Governo para as devidas providências.

FAEA -Todos os Direitos Reservados - 2013
Rua José Paranaguá n- 435, Centro | Fone: (92) 3198-8400