Rede Social: FACEBOOK TWITTER Instagram Instagram

Notícias | Voltar

FAEA participa do Lançamento da safra de açaí de Codajás e do selo de qualidade e origem do fruto

Data: 07/11/2017 09:51

No dia 4 de novembro, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, participou da solenidade de lançamento da safra do açaí (2017/2018) no município de Codajás, distante 240 quilômetros de Manaus, em linha reta. O município abastece o mercado de Manaus e também exporta para o Estado do Pará.

Depois de produzir 15 mil toneladas do fruto na safra 2016/2017, a previsão é de que na safra 2017/2018, a produção seja entre 25 mil a 30 mil toneladas, alavancando a economia local.

O lançamento ocorreu na área externa do Centro Cultural de Codajás e além da FAEA, contou com a participação de órgãos como o Idam de Codajás, a Secretaria de Produção Rural do Município, o Conselho Municipal de Recursos Naturais Renováveis e a Cooperativa de Crédito Codcred.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Codajás, Nathan Bastos, a estrada de 64 quilômetros que liga Codajás ao município de Anori, mesmo estando ainda em fase de construção, já possibilita uma facilidade maior de escoamento e responde pela retomada da produção do fruto em grande escala.

“Temos em torno de 500 produtores se dedicando integral ou parcialmente à produção do açaí. Os agricultores estão confiantes e agora, com essa facilidade de escoamento, o retorno é mais certo para quem decidir plantar o açaí na região”, destacou.


Na avaliação do presidente da FAEA, Muni Lourenço, a perspectiva é animadora para o desenvolvimento da atividade. “O Sindicato Rural de Codajás e as instituições parceiras estão de parabéns pela histórica iniciativa de realizar o evento do Lançamento da Safra do Açaí, bem como pela implementação do selo de qualidade e origem do açaí do município. A produção de açaí em Codajás está em franco crescimento e isso é extremamente positivo para a geração de emprego e renda no município”, comemorou.

Selo


Durante o evento, o Sindicato Rural de Codajás realizou ainda o lançamento do selo que identifica a procedência do açaí produzido no município. De acordo com Nathan Bastos, a partir do dia 25 de novembro deste mês, todas as sacas contendo os grãos do fruto já chegaram ao seu destino com a identificação para garantir aos compradores o local de origem do açaí. A marca trará a identificação do produtor e a data de colheita. Ainda segundo Bastos, até o próximo ano, a expectativa é de que o açaí vendido na forma líquida em sacos plásticos também contenha a identificação.

FAEA -Todos os Direitos Reservados - 2013
Rua José Paranaguá n- 435, Centro | Fone: (92) 3198-8400